Seguidores

sexta-feira, 11 de março de 2011

PRESIDENTE DO COFEN EM NATAL/RN

siO COREN-RN vem fazendo reuniões sem haver uma divulgação devida para TODOS os profissionais, mesmo que a convocatória tenha em seu anunciado "Aos profissionais de enfermagem".
A penúltima foi na escola de enfermagem com o pessoal das unidades de saúde de Natal que também houve ausência de auxiliares/técnicos de enfermagem acredita-se que a falta de divulgação tenha sido um fator preponderante dentre outros.
O que chama mais a atenção é o fato de apenas algumas enfermeiras estarem sempre presentes, apenas as mais próximas, fica a pergunta: Por que será?
Essa postura foi questionada pelo MOVIMENTO DOS AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DO RN na última reunião que houve na Escola de Enfermagem(02.03.11), com a presença do Presidente do COFEN.
Em pleno século XXI com o uso da internet, com o site que o conselho dispõe, e com um superávit bem considerável em 2010(bastante dinheiro) não justifica a resposta dada pela presidente do conselho.
Na segunda-feira à noite não estava no site, apesar de ter sido dito que estava.
É lamentável que não haja uma comunicação a altura de um conselho da nossa categoria.
Na ocasião pontuamos sobre a ausência de discussão sobre a participação efetiva dos auxiliares e técnicos de enfermagem, bem como ausência de comunicação aos profissionais do nível médio.



Havia no auditório forte presença de estudantes de enfermagem que algum professor(a) deve ter liberado, confiram na foto acima. Esse é o lado direito do auditório.


Do lado esquerdo também não é diferente, forte presença de estudantes de enfermagem.
Confiram todas as fotos no link:


O presidente do COFEN colocou que não concorda com sindicato específico nem para enfermeiros(as) nem para auxiliares/técnicos por entender que causa a fragmentação da categoria, nesse ponto temos total concordância.
Falou também sobre a importância da enfermagem em espaços políticos não apenas partidário.
Quanto a isso também temos concordância, no entanto o que vemos é que o nível superior(enfermeiros(as) não tem tido interesse em participar de sindicatos a exemplo do SINTEST-RN/UFRN que em seus 20 anos de existência apenas uma enfermeira fez parte da direção embora vários auxiliares e técnicos de enfermagem sempre se dispuseram em contribuir com a luta. Hoje na direção temos 05(cinco) auxiliares de enfermagem na composição da direção (http://www.sintestrn.org.br/).
No sindicato o trabalho é voluntário e árduo talvez isso não atraia a enfermagem, já no COREN se recebe dinheiro para estar lá, mesmo que não faça nada, apenas com a presença já se recebe. SABIAM?
Sobre isso pouquíssimas pessoas tem conhecimento, principalmente os financiadores do sistema COFEN/COREN que são os AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM(83%).
O presidente do COFEN fez alusão a mudança que houve no processo eleitoral, no entanto sabemos que as mudanças se deram apenas no campo cartorial, que foram importantes, porém a categoria precisa de avanços maiores.
O direcionamento dessa reunião deu-se para o seguimento dos enfermeiros(as) o que não é de se admirar pois é uma prática habitual.
O COFEN fez uma resolução para que a presença de enfermeiros(as) seja obrigatória no serviço de urgência SAMU e não apenas o técnico enfermagem.
Ao ser interrogado quanto aos auxiliares e técnicos de enfermagem que trabalham recebendo diretamente radiação ionizante  e a ausência de lei específica a exemplo dos técnicos de raio X foi colocado dificuldade e dito que quem faz as leis são os parlamentares. Então fica a pergunta: Até quando esses profissionais vão trabalhar sem proteção?  E para que realmente serve um conselho se temos que procurar sozinhos os parlamentares?
Também foi questionado sobre as plenárias do conselho serem fechadas, ou seja, é vedada a participação dos profissionais e restrito apenas aos conselheiros.
Quanto a luta das 30h foi dito que o COREN-RN sempre esteve à frente dessa luta, no entanto na fala da presidente da ABEN-RN ela lembrou que quando ela, Vânia e Julianny começaram a luta pelas 30h aqui no estado, não havia nenhuma entidade envolvida. E isso é verdade, só depois é que o conselho se integrou. O fato é que o abaixo-assinado foi primeiro colocado no site do SINTEST-RN antes mesmo do conselho.
Aos questionamentos feitos foram dados respostas ásperas talvez por que as pessoas apesar de viverem numa democracia não estão habituados em serem contrastados, apenas elogios é que são sempre aceitos, e isso não faltou, é uma pena que os profissionais da Maternidade Leide Morais não estavam presentes para afirmarem que estão a espera do relatório que a fiscalização do COREN fez e até hoje não entregou aos mesmos.
As intervenções foram importantes pois foi colocado o nosso pensamento bem como o COREN-RN foi ágil em enviar pro SINTEST-RN o Aviso das Eleições do COREN-RN, logo nos dias seguintes.

Um comentário:

  1. O COFEN,através de resolução garante e exige a presença do enfermeiro no SAMU, já quanto os profissionais de nível médio que se encontra trabalhando nesse imenso país em péssimas ou piores condições de trabalho, conforme nos aponta a literatura, tem que conviver com outro agravante a sua saúde que é uma escala de 40h/semanais em setores que utilizam radiação, já os tecnicos em radiologia apenas 24h, não podemos esquecer que existe no mercado alguns coletes de chumbo e outros equipamentos de segurança que minimiza os efeitos nocivos a saúde do trabalhador de qualidade duvidosa e até já foram motivos de denuncias.Acho que já dá para cada um fazer o seu juízo de valor e ver onde estamos e onde vamos chegar.Nossas políticas de enfermagem necessitam serem repensadas com a participação ativa dos Auxiliares e técnicos de enfermagem.
    Acesse o link: http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1413-81232005000100019&script=sci_abstract&tlng=pt

    ResponderExcluir