Seguidores

domingo, 12 de junho de 2011

O último "Moisés"?


Na história da humanidade, em momentos de profunda repressão dos bárbaros sobre os indefesos, dos ricos sobre os menos favorecidos, ou da burguesia capitalista e patronal sobre as necessidades dos trabalhadores, sempre fora esperado o alívio advindo de um super-herói, um Samurai, um justiceiro,... Alguém que tivesse a coragem de empunhar em suas mãos uma arma, uma espada,... e um grito de liberdade na sua garganta tal qual “Liberdade ainda que  tardia”.
O Brasil vive um retrocesso no campo das Políticas Públicas, dos contratos de trabalho, da garantia de direitos adquiridos, na Saúde Pública, na Segurança Pública, na tão combalida Educação brasileira,... Há muito tempo já fomos vendidos ao Capital especulativo, a meia dúzia dos ricos que vão dia após dia, conseguindo comprar a CUSTO ZERO OS DOTES DOS TRABALHADORES E DA POPULAÇÃO CARENTE, o Estado já é mínimo, investe-se o mínimo nas áreas sociais (Saúde Pública, Segurança Pública, Educação brasileira,...), o salário assim já foi denominado “Salário Mínimo”. Estão destruindo os serviços essências à sociedade por inanição, na falta de investimentos públicos sucateiam creches, hospitais, postos de saúde, as escolas,... Prá que um governo que enxerga na pobreza e na miséria uma indústria de votos vai desfazer essa fonte inesgotável que garante as suas vitórias e de seus pares políticos nas urnas a cada dois anos? Daí implanta-se a Política de professores desvalorizados e desestimulados, para eles os alunos não necessitam de professores para todas as disciplinas, além disso, deve encontrar péssimas instalações em suas escolas. Prá que desfazer a “Ambulânciaterapia” que “socorre” os necessitados de saúde, em seus estágios críticos de vida, dos mais longínquos lugares e traz os carentes para serem atendidos (como se fosse benesses dos políticos) nas cidades grandes?  Essa é a indústria inesgotável de votos, sem chaminé, sem alarde, sem recolher impostos,...
Numa era bem recente, a nossa classe trabalhadora brasileira acreditava ter conhecido o seu “Robin Hood” ou “Moisés”, alguém que parecia de fato conhecer e querer lutar pelos operários oprimidos com más condições de trabalho e péssimos e irrisórios salários, seu discurso era a própria voz dos trabalhadores, era um certo homem de barba grande,  o tempo o envelheceu, e não apenas os seus cabelos descoloriram, mas também o seu discurso, suas idéias, como diria o poeta Cazuza “...aquele garoto que ia mudar o mundo, agora assisti a tudo de cima do muro...” Nos bastidores tínhamos alguns atores que contracenavam entre si diuturnamente, eles montavam por traz das cortinas um cenário que todos desconheciam, enquanto alguns assistiam e mantinham-se ocupados com os jogos da copa, outros(as) com as novelas que estão sendo exibidas nas telinhas religiosamente 6 dias por semana, os BBB da vida,... outra história estava prestes a acontecer na vida real dos brasileiros. A classe dos 10% de brasileiros e que contém 90% de toda riqueza nacional (apesar disso se diz por aí que há diminuição de desigualdade social), antes dominavam apenas o capital, mas faltava-lhe dominar o descontentamento dos trabalhadores, debelarem toda e qualquer manifestação nas ruas como a redução de carga horária de trabalho, melhores condições de trabalho, salários dignos, os apelos sociais por melhorias de infra-estrutura públicas como saneamento, saúde, educação...
Os interesses dos trabalhadores nunca e em nenhum momento da história foram os mesmos dos patrões, nem vice-versa, mas um presidente operário seria a peça que faltava para montar o quebra-cabeça, enquanto se pensava nos chãos de fábricas que o operário no poder iria resolver esse impasse e dar vitórias e cabo do projeto dos trabalhadores, os donos das capitanias hereditárias do nosso imenso Brasil, assim também pensava, e na mesma sorte que o astuto diabo um dia foi ter com Jesus no deserto e o tentou, aconteceu “...mostrou-lhes todo o reino do mundo e a glória deles, e disse-lhes: Tudo isso te darei se, prostrado me adorares...” O então “representante dos operários e menos favorecidos” não apenas aceitou como também convocou os partidos que a décadas lutavam pelas  causas sociais e dos trabalhadores para juntos se servirem do bolo (de dinheiro) que estava posto a mesa, e se lambuzaram com o manjar dos “faraós”, alguns encharcaram até suas cuecas, outros ficaram ate milionários.
Assim foram denominados diversos espias para permanecerem dentro dos movimentos sociais e dos trabalhadores, a ordem era (ainda é) desarticular todo tipo de manifestação pública, não se pode lutar por nenhuma causa dos trabalhadores, pelo contrário tinha-se que sabotar toda intenção que favoreça os quase 190 milhões de brasileiros, é a volta para a senzala. O nosso “Robin Hood” apanhou os tesouros extraídos dos impostos absurdos cobrados pela coroa aos trabalhadores e pequenos camponeses e os levou para os grandes palácios, o nosso “Moisés” conduziu o povo para o Egito, a fim de que todos ficassem sob a mercê e chicote do “faraó”, os aposentados receberam a pena de se endividar com os empréstimos consignados e deixar todo mês 30% dos seus salários, outros aposentados terão que contribuir com a previdência, ainda que já esteja aposentado, os trabalhadores terão que trabalhar sempre mais e calados, nada de direito adquiridos, 13% salários, FGTS, aposentadoria,... tudo isso  vai se acabar com os famosos novos contratos de trabalho, ou flexibilização das leis trabalhistas. Os estudantes menos favorecidos terão que custear o ensino do 3° grau, trabalharão para pagar a faculdade. O Estado tem a obrigação de Reconstruir o Sistema de Saúde construirá UPA, AME, reformará os Hospitais Universitários,... para ser entregue para as empresas privadas ganhar dinheiro, a  Educação e os outros seguimentos serão os próximos privatizados, tudo será em breve entregue para os ricos administrarem, as reformas e recuperações são apenas para eles não perderem tempo, nem ter que aplicar algum recurso, afinal o fim é lucrar, lucrar, infinitamente lucrar... O ponta pé inicial dessa realidade foi a MP 520/10 essa Medida Provisória entrega os 46 hospitais Universitários do país a um grupo denominado de “Sociedade Anônima”, assim como ocorre com a UPA, AME,... é de autoria do nosso “operário presidente”. A atual presidência recebeu o cajado do nosso “Moisés”, sua missão é conduzir o povo brasileiro para a terra prometida, mas prometida aos ricos, aqui os fins justificam os meios, ainda que a Constituição proíba, o parlamento e o executivo agem acima de tudo e de todos. Brevemente veremos a Saúde, as Universidades,...sendo privatizadas esse é o processo de implantação do Neoliberalismo, “não vai sobrar pedra sobre pedra”. Hoje deparamos com trabalhadores que trabalham dois expedientes para custear sua formação de nível superior, enquanto os mais favorecidos financeiramente freqüentam as Universidade Públicas, n’outra sorte haverá um dia em que só os de “sangue azul” freqüentaram as universidades, quanto ao Serviço de Saúde Pública não haverá vagas, os indigentes vão bater nas portas das unidades de saúde, então dirão: “não temos  vagas para pacientes do SUS, só temos para convênios e particulares”, já vi esse filme. 

“... terceiro mundo mudou, piada do exterior, vamos ficar ricos, quando vendermos todas as almas dos nossos índios (e dos trabalhadores também) num leilão” (Renato Russo)
   
                                                                                                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário