Seguidores

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE ANO NOVO

MENSAGEM DE ANO NOVO
Um novo ano se aproxima, 2012, e com ele as esperanças se renovam, muitos se enchem de esperanças na expectativa de que algo mude e sempre pra melhor. Para enfermagem o que esperar? Temos vários anseios que vão desde nossas 30h sem redução de salário, piso salarial para categoria, espaço representativo dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no sistema COFEN/COREN, até as melhorias nas condições de trabalho e respeito profissional que tanto almejamos.
Tivemos um ano, 2011, em que nosso seguimento foi afetado através dos erros cometidos por auxiliares de enfermagem e a mídia como sempre tratou de nos expor, como em outros espaços através da desvalorização do nosso profissional que por vezes foi utilizado como personagem sem caráter e como fetiche sexual dentre outros.
Isso nos assusta, nos incomoda e muito, o fato de sermos tratados assim, no entanto o que mais nos afeta é a forma que alguns profissionais e até presidentes de Conselhos Regionais do sistema COFEN deram suas entrevistas colocando a culpa apenas no profissional de nível médio, quando deveria expor as más condições de trabalho a que somos submetidos, as excessivas cargas horárias , má remuneração, falta de recursos humanos, os cursos de má qualidade que deveriam ser fiscalizados pelos órgãos competentes e não são, sem falar que os laboratórios deveriam identificar seus rótulos de forma que permitisse uma visualização rápida sem incorrer em erros, a exemplos de outros países e no caso de um artista que processou o laboratório pelo erro com seu familiar e não o profissional, mas infelizmente estamos no Brasil, onde será preciso morrer muita gente desde pacientes a profissionais serem execrados por erros que poderiam ter sido evitados, para um dia haver mudança.
Desejamos que em 2012 nosso seguimento do nível médio, auxiliares e técnicos de enfermagem, mantenedores financeiramente do sistema COFEN/COREN com a representação de 83%, refute toda e qualquer atitude que venha de encontro ao nosso seguimento.
Reconhecemos sim, que somos profissionais comprometidos, dedicados e vocacionados, mas que estamos constantemente em situação de risco, 24h por dia, e por isso incorremos em erros que por vezes não dependeram única e exclusivamente de nós, e sim de outrem.
Aos familiares, nosso pesar e desculpas pelos fatos ocorridos, sentimos a dor de cada um, pois antes de sermos profissionais somos seres humanos que num momento ou outro foi, é, ou será paciente.
Palavra de:
 Vânia Machado de Aguiar Cunha Guerra
Auxiliar de Enfermagem do Hospital Universitário Onofre Lopes- Natal/RN
Gestora Hospitalar- Ufrn
Especialista em Processo de Cuidar em Saúde- Ufrn
Coordenadora Geral do Sintest-RN (Ufrn)
Conselheira do Consad-Ufrn
Membro do Movimento dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário