Seguidores

sábado, 28 de abril de 2012

Lei nº 12.514/11 – Conselhos profissionais, medida provisória e debates legislativos domingo, 13 de novembro de 2011

 

 

 

 



A Lei nº 12.514/11, que dispõe sobre as atividades do médico-residente e trata das contribuições devidas aos conselhos profissionais em geral, é resultado da conversão da Medida Provisória nº 536, de 2011.
Ocorre que tal medida provisória apenas dispõe sobre as atividades do médico-residente.
Durante a tramitação da MP na Câmara dos Deputados, foram incorporadas 2 emendas que tratavam sobre as contribuições aos mencionados conselhos.
Em busca no site da Câmera, podem ser localizadas as seguintes declarações:
“O SR. SILVIO COSTA (Bloco/PTB-PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero fazer um apelo para que ninguém prejudique a medida provisória. Há um destaque do PPS - e eu espero que o PPS o mantenha - que retira o art. 6º. No art. 6º, a Relatora, a competente Deputada Jandira Feghali, estabelece anuidade para conselhos. Eu estou pedindo uma CPI dos conselhos regionais do Brasil. A maioria esmagadora desses conselhos tem problemas de fluxo financeiro.
A medida provisória, Líder do Governo, Vaccarezza, é só para casos extraordinários. Casos extraordinários. Anuidade de conselho não é caso extraordinário. Nós não podemos desmoralizar de vez a medida provisória.
Faço um apelo a V.Exa. e ao Líder do Governo: se retirar o art. 6º, evidentemente nós votamos; agora, manter anuidade de conselho em bolsa de médico residente é uma coisa que não dá para compreender.”

“O SR. MAURÍCIO QUINTELLA LESSA (Bloco/PR-AL. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu serei extremamente rápido, já que o acordo vigorou nesta Casa.
Quero apenas elogiar a medida provisória da forma que veio do Governo Federal, que atende à demanda dos médicos-residentes no País, esses que estão se especializando, que estão atendendo no Brasil inteiro e que precisam, efetivamente, desse reajuste e da regulamentação do programa.
Agora, quero aqui também concordar com o Deputado Silvio Costa. Essa questão dos Conselhos é um perigo. Não houve debate com a sociedade, não houve debate nesta Casa. Nós não sabemos exatamente o porquê desse aumento, em que referência esse aumento está se dando. Por que aumentar, de repente, para os profissionais de nível superior, para 500 reais? Com que base nós vamos votar isso aqui?
Infelizmente, esta votação está associada à votação dos médicos-residentes, e não temos outra alternativa a não ser engolir aqui esse aumento dos Conselhos, sem saber exatamente se estamos atendendo ou não estamos atendendo as categorias, porque, efetivamente, não houve esse debate, Presidente. Recebemos esse relatório hoje.
Vamos encaminhar favoravelmente por conta do acordo, mas isso é uma coisa que nós não podemos admitir mais. Isso não pode mais acontecer na Câmara dos Deputados. Nós estamos sendo obrigados a votar uma matéria para não descumprir e para não prejudicar todos os médicos-residentes no Brasil.”

2 comentários:

  1. Bom dia, colegas...

    Infelizmente não temos liderança que unifica os corens regionais, enquanto isso mais cobraças de anuidades, não sabemos o destino dessa arrecadação?? Estamos ABANDONADOS pelos corens regionais e cofen federal.

    NÃO HÁ UNIÃO ENTRE COLEGAS DA ENFERMAGEM. Perdemos a cada dia, nosso espaço nos procedimentos para fisioterapia, médicos...

    Já se passaram 50 anos para aprovação das 30 horas e remuneração decente para todos colegas da enfermagem do Brasil. Infelizmente isto é caso politico que barra nossos projetos de lei. Até quando devemos esperar uma resposta favoravel, +++50 anos??? é a DECEPÇÃO da corrupção do congresso nacional.

    Sérgio BH

    ResponderExcluir
  2. sérgio, se é coren é lógico que é regional, o mesmo vale pro "cofen federal".

    ResponderExcluir