Seguidores

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O QUE É PARIDADE?

Paridade significa IGUALDADE ENTRE OS PARES, por isso estamos lutando para que no sistema COFEN/COREN exista espaço de representação tal qual os seguimentos: auxiliares, técnicos e enfermeiros(as).
Muitos  dos auxiliares e técnicos de enfermagem ainda não sabem que representam 83% de todo dinheiro que entra nesse sistema e que apenas um seguimento de representatividade é quem define os rumos da categoria com apenas 17%.
Se fosse em outro ambiente, TODOS estariam tendo a mesma compreensão, porém quando se trata de uma categoria como a enfermagem a coisa muda de figura.
O que acontece hoje:
No COFEN- só é permitido enfermeiros(as) na Lei que foi feita em 1973(ditadura)
No COREN- são 4 enfermeiros(as) contra 3 (auxiliares e ou técnicos de enfermagem) não existe na lei e sim na resolução a revelia da Lei.
A lei é pra ser cumprida quando do seu interesse? Se não existe na lei cria-se resoluções? Há algum mal nisso? Não! O problema não é a forma é a intenção de continuar no domínio e impedir a democracia.
Até quando se perpetuará um seguimento dominador? Até quando não nos concientizarmos de que a enfermagem não irá a lugar algum se não estiver UNIFICADA, se todos não estiverem discutindo seus dilemas e rumos.
Que dificuldade é essa de não permitir que os aux. e téc. de enfermagem tenhamos espaço para opinar sobre nossas vivências profissionais e destinos?
E mais, é um CONSELHO DA PROFISSÃO e não um hospital onde se contrata profissionais distintos e seus respectivos salários. Conselho é um local onde não é pra existir profissinal da categoria de forma diferenciada e sim uma construção coletiva.
É perceptível que nossas condições de trabalho não são igualitárias, as problemáticas vivenciadas pelos aux e téc de enfermagem são distintas dos enfermeiros(as) e que cada um deverá conjuntamente construir o espaço devido para ENFERMAGEM.
Diante disso é preciso fazer referência a um fato que tem se repetido ao longo da história, mas que não havia anteriormente a compreensão do que estava acontecendo, porém hoje já sabemos do que se trata, trata de ASSÉDIO MORAL.
Será que não é isso que intimida nossos auxiliares e técnicos de enfermagem? Se no serviço público isso acontece imagine no setor privado........
No 13º CBCENF uma técnica/enfermeiranda, da Bahia, apresentou seu trabalho sob o tema:

ASSÉDIO MORAL NA ENFERMAGEM: vivências de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem Acadêmicos da UCSal.


SLIDE INICIAL DA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NO 13º CBCENF

Nessa apresentação só havia uma única enfermeira, que era a mediadora da mesa. Fica a reflexão....
No entanto quando houve a reunião da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem  houve a presença de enfermeiro(a) que não era auxiliar nem técnicos de enfermagem. Fica a reflexão...
obs: Quem se interessar pelo trabalho poderá entrar em contato conosco pelo próprio blog nos comentários ou via orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=13020592102308086411

SINTEST-RN, SINDSÁUDE, SIPERN, SINSENAT

Um comentário:

  1. "(...) Você tem sede de que? você tem fome de que? A gente não quer só comida, diversão e arte(...)"
    (Os Titãs)

    ResponderExcluir