Seguidores

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

COREN-RN DESDE 30 DE NOVEMBRO NÃO DÁ RESPOSTA AOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DO RN(Natal) EM GREVE

Há 15 dias o COREN não dá resposta aos técnicos de enfermagem em greve.

Os TÉCNICOS DE ENFERMAGEM da MATERNIDADE MUNICIPAL LEIDE MORAIS(Natal/RN), tem enfrentado dificuldades em receber suas gratificações desde 2009 quando foram concursados. Diante desse descompromisso os profissionais foram obrigados a se organizarem e deflagrarem a greve na luta para receberem simplesmente o que lhe é devido, SUAS GRATIFICAÇÕES pelo trabalho realizado e sua especificidade.


PREFEITA MICARLA DE SOUZA (PV-RN)
  A prefeitura está deixando de pagar aos técnicos de enfermagem:
·         adicional de insalubridade;
·         adicional noturno;
·         adicional por produtividade e a
·         gratificação específica de maternidade (GEAON).
Só dessa última gratificação os técnicos deveriam receber cerca de  R$ 525,00. Hoje, os técnicos da Maternidade Leide Moraes ganham apenas o salário base que, com os descontos, gira em torno de R$ 496,00.

COREN-RN

Os integrantes do movimento denunciam também que o COREN (Conselho Regional de Enfermagem) apesar de ter feito uma fiscalização no dia 30 de novembro, ainda não tomou nenhuma atitude com relação à situação dos técnicos da maternidade.
Fonte:
http://www.sintestrn.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1431:tecnicos-da-maternidade-leide-moraes-continuam-em-greve&catid=34:eventos&Itemid=58
07.10.12

Como se não bastasse o descaso por parte da prefeitura do Natal, os técnicos de enfermagem estão a amargar a ausência de atitude por parte do seu próprio conselho (COREN-RN) o qual deveria dar resposta imediata à categoria que representa, a exemplo de outros conselhos que agem mediante a algum fato. Segundo integrantes do movimento grevista, o COREN-RN foi comunicado dia 26.11 e só compareceu ao quarto dia (30.11). Imagine como se encontram esses profissionais e seus familiares! Por uma lado o descaso da prefeitura e do outro o descompromisso do próprio conselho.

Dia 13.12.10, o SINDSAÚDE com o apoio das entidades: SINTEST-RN, CONLUTAS, INTERSINDICAL, USUÁRIOS e  os técnicos de enfermagem em greve, dirigiu-se à prefeitura para solicitar uma audiência com o secretário Calazans onde todos permamecerem até às 16h quando foi agendada para o dia 14.12.10 às 16h na SEMPLA.
A reunião do dia 14.12 ocorreu com a Dra. Perpétua e o Sr. Marcos que resultou em mais um compromisso de ser publicado a relação dos funcionários até sexta-feira, dia 17.12.10, os acordos firmados anteriormente e até então descumpridos. Havendo o cumprimento desse acordo a greve será suspensa.
Cansados com tantos acordos descumpridos pela prefeita Micarla de Souza, a categoria aguarda ansiosamente o cumprimento desse novo acordo.

2 comentários:

  1. Prezados colegas de profissão:
    Como já dantes dito e agora reafirmado, a nossa enfermagem tem que passar urgentemente por profundas transformações, o processo de trabalho e o modelo de gerenciamento da enfermagem é arcaíco, inseridos na enfermagem no séc. XIX,o modelo foi criado para a indústria,e não para hospitais,ele nos traz profundos efeitos negativos na maioria dos profissionais da enfermagem,ora somos todos atores e sujeitos sociais(aprendemos na literatura que o trabalho do homem é proposital e não institivo como o dos seres irracionais), co-participantes do processo de trabalho, não somos alienados nem tão pouco mamulengos ou marionetes, quanto formação dos profissionais da enfermagem segue o modelo de Florence do séc. XIX, muitas vezes já questionado por diversos autores. As entidades de representação de enfermagem não refletem os anseios e os interesses da classe, muitos estão representando interesses particulares seus e/ou de seus pares. O atual fato de SP nos manifesta as atitudes de um órgão que tem como finalidade "zelar pelo bom conceito da profissão e dos que a exercem"(Lei 5.905/73). Abramos os nossos olhos!!! Um conselho que prega os 10 passos para segurança do paciente e diz que os erros são decorrentes da sistematização e não do profissional,mas na prática culpa a profissional da enfermagem,tal ação está longe do discurso, disso já estamos fartos até por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Alexandre. Aí eu pergunto pra que serve o conselho? Se é pra agir assim já temos a polícia e a justiça para PUNIR.

    ResponderExcluir