Seguidores

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

SEMINÁRIO NACIONAL DA FRENTE CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE- RIO DE JANEIRO




SEMINÁRIO NACIONAL DA FRENTE CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE
"20 ANOS DE SUS: LUTAS SOCIAIS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO E EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA ESTATAL"
22 e 23 de novembro de 2010- UERJ- Rio de Janeiro


Vânia Machado no
SEMINÁRIO NACIONAL DA FRENTE CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE no RJ
Esse seminário foi um momento de debate sobre as questões avassaladoras que tem permeado o nosso Sistema Único de Saúde, o melhor do mundo. Embora no tocante a efetivação do mesmo ainda há muito por se construir é relevante toda e qualquer discussão, organização e luta construída no sentido de defender o patrimônio da humanidade. Quanto a isso o movimento social está atento.
Há 20 anos de uma conquista da sociedade brasileira o SUS tem sido alvo constante de ataques privatistas. Infelizmente a mídia que é uma concessão pública  e que deveria estar a serviço da sociedade como formadora de opinião, faz o papel inverso, o da desconstrução do nosso sistema. Basta observar as dificuldades de divulgação que se encontra em uma greve nesse serviço. E em dias "normais" também não se encontra espaço de diálogo com a sociedade no que diz respeito as condições de trabalho, esclarecimento sobre os seus direitos, e muito menos a importância do SUS no tratamento que só ele garante onde os planos de saúde não prestam esses serviços etc.
As privatizações ocorridas no serviço público são danosas para a sociedade, desde a retirada do papel do governo/estado em cumprir a constituição brasileira à precarização da força de trabalho que resulta na falta de acesso à saúde. Consequentemente quem mais precisa, quem não tem dinheiro para pagar seu atendimento vai continuar a amargar o "destino", o descaso, a dor, e por fim a morte.
Mas para os capitalistas, os que defendem o lucro a qualquer preço e até mesmo parcela da sociedade ludribiada e sem conhecimento do seu dever social numa sociedade democrática "concorda" que a morte de um pobre é menos um....
O que há de se esperar de uma sociedade cada vez mais induzidas ao individualismo, a centralização, a ganância, a valorização do ter em detrimento do ser, dentre outros valores de cunho puramente capitalista?
De uma educação que reitrou da grade curricular a disciplina que ensinava sobre os direitos e deveres cívicos?
Que não ensina a nossa constituição nem no ensino público? Vejam só!
Infelizmente no governo Lula não tem sido diferente, com o PL 92/2007(fundação de direito privado para os hospitais universitários), a implantação das UPAs sem um controle devido no tocante a gestão privatista e desordenada, a ausência de concursos federais para a área da saúde que quando houve(faz tempo) foi ínfimo, descumprimento para com os reitores quando do acordo para que a autonomia das universidades permitissem contratação de servidores para preeenchimento das vagas seriam retroativos à 2007 e não foi, e por aí vai.....
Sem falar que o governo tem como aliado o marasmo existente no movimento sindical nos sindicatos administrados pelos defensores do governo desde 2003, é só relembrar a maléfica reforma da previdência.
No governo Getúlio Vargas ele pagava os "laranjas" para se infiltrarem no movimento sindical, hoje Lula tem de "graça".
É lamentável o que tem ocorrido dentro do serviço público como um todo e principalmente na SAÚDE PÚBLICA do nosso Brasil.
Nada está perdido, mas urge a necessidade da organização dos trabalhadores de forma consciente e impactante a travarem uma "guerra" em defesa do SERVIÇO PÚBLICO como um todo, e em especial a SAÚDE PÚBLICA em debate.
Mesa de abertura

Mesa de abertura




Mesa do segundo dia, Vânia relatando sobre o fórum de Natal
Vãnia no grupo de trabalho
Vânia no grupo de estudo

Mesa dos parlamentares
Valéria foi convidada para vir pro seminário de Natal, mas não foi possível atender o convite.
Vânia com a deputada estadual eleita da saúde no RJ da base do SINDSPREV-RJ e do PSOL


Vejam os links de divulgação após o Seminário:



Nenhum comentário:

Postar um comentário