Seguidores

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Padilha diz que ministério é sensível ao PL das 30 horas?????

Padilha diz que ministério é sensível ao PL das 30 horas
   
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reunido ontem (segunda-feira, 14), na  sede do ministério em São Paulo, ouviu dos representantes do Conselho Federal de  Enfermagem, Ivone Martins, da Associação Brasileira de Enfermagem, Emiko Yoshika Egry, da Federação Nacional de Enfermagem, Solange Caetano, da representante do Coren de Santa Catarina, Silvana Pereira e da Aben-SC, Ana Kirchoff, as principais reivindicações da profissão, em especial a jornada de trabalha das 30 horas semanais.
Padilha garantiu que o ministério está sensível ao projeto das trinta horas, mas quer voltar a discutir a questão relacionada a saúde da família.O ministro acreditava que havia consenso entre as organizações da enfermagem e o ministério em deixar de fora do projeto a equipe que compõe a saúde da família ligado aos  SUS.

Coube a representante do Cofen, Ivone Martins, esclarecer ao ministro que as entidades e organizações pleiteiam às 30 horas para todos os profissionais da enfermagem brasileira. Sem nenhuma distinção.

“Ministro, não há nenhum acordo firmado anteriormente entre as organizações representativas da enfermagem para que os profissionais de enfermagem que formam a equipe de saúde da família cumpram uma carga acima das trinta horas, pleiteadas no projeto que de lei que aguarda votação na Câmara Federal”, esclareceu Ivone Martins.

Com a informação ficou agendada para o dia 24 de fevereiro próximo, na sede do ministério em Brasília, uma outra reunião para discutir exclusivamente sobre esta questão envolvendo a equipe de saúde da família. Que, aliás, tem sido o principal óbice do ministério ao projeto de lei.
Alexandre Padilha informou ainda que tem duas preocupações: uma é retomar o diálogo com as representações da enfermagem e, a segunda, é organização e realização da Conferência Nacional de Saúde. Em ambas, o ministro pediu o apoio das organizações presentes a reunião.

Por orientação do presidente do Cofen, Ivone Martins encaminhou ao ministro um pedido para que condicione a abertura de novos cursos de enfermagem a um parecer do Conselho Nacional de Saúde. Proposta que a priori o ministro demonstrou simpatia.

Participou também da reunião a deputada estadual de Santa Catarina Ana Paula Lima (PT).

Fonte:Imprensa Cofen

Será possível que vamos truncar novamente as 30h? Só por que o pessoal que trabalha no PSF(programa saúde da família) tem que ter 30h? Ora, só vai pro PSF quem quer, não são obrigados e mais, ganham bem mais do que quem fica nos outros serviços.
Temos que ter responsabilidade com nossa prestação de serviço para a sociedade. Como defendemos o SUS e nessa hora atrapalhamos por um fator simples de resolver?
Aqui em Natal quando o SINDICATOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS conseguiram as 30h(a legalização, por que já davam 30h há 16 anos) houve esse entendimento entre os servidores. E que é correto.
Será que vamos olhar apenas para uns poucos e esquecermos dos profissionais que trabalham no setor privado, que tem carga horária de 44h? Vejam o quantitativo do setor privado em relação ao PSF, gente!!
Estamos perdendo tempo!
obs: Essa minha defesa é com a permanência do PSF através dos servidores do RJU (Regime Jurídico Único) é claro. Se for pela CLT tem que ser trinta horas mesmo.
É isso que dá, só existir um seguimento definindo as coisas, se houvesse uma ampla discussão com a categoria: AUXILIARES, TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E ENFERMEIROS a coisa seria bem diferente. Mas como quem mais sofre somos nós AUX e TÉC de ENF e estamos longe dos espaços deliberativos no sistema, a coisa não anda.
Quem não vivencia a realidade não pode sentir o drama.
Nem se compara o serviço dos aux e téc com enfermeiros diga-se de passagem.
A começar pelos locais de repouso que os hospitais oferecem, aqui no HUOL o dos enfermeiros(as) tem ar condicionado, o dos aux e téc de enfermagem ventiladores e quando não quebram, pois demoram muito tempo pra ser solucionado(já passou praticamente um ano sem ventilador). Se o SINTES-RN não tivesse tomado a frente.....
Até mesmo por que temos no seio da enfermagem quem defenda que os servidores percam a estabilidade, para esses que assim pensam, 40h no serviço público é pouco. Simplesmente por que querem mandar como se os auxiliares e técnicos de enfermagem fôssemos funcionários pagos pelos mesmos.
Faço ressalva aos bons profissionais enfermeiros dos quais me orgulho de existirem, não se sintam como os tais por mim referidos.Vocês fazem parte da excessão, que maravilha!
Não é a toa que ASSÉDIO MORAL é algo estarrecedor no seio da categoria, e com relação a esse tema foi apresentado no 13º CBCENF em Natal(Pão e Circo) por uma enfermeiranda da Bahia, que disponibiliza para quem se interessar seu trabalho, brilhante, pois mostra a realidade da enfermagem da qual nenhum órgão representativo quer tratar do assunto.
O discurso é muito diferente da prática. Fiquemos atentos!!!!
É com muito pesar que escrevi. Como gostaria que fosse diferente!!!!!!!!!!!!!!!!
Um dia....chegaremos lá! Façamos ouvir a nossa voz!

3 comentários:

  1. caros colegas do rn estive com voces em brasilia no seminario sobre a mp 520
    não tive a oportunidade de realizar um contato pessoal mas os parabenizo pela iniciativa
    temos nosso blog aqui em dourados ms se chama http://enfermagem-huufgd.blogspot.com temos muitas duvidas e gostaria de trocar emails para uma orientação e troca de experiencias meu nome e douglas sou aux. de enfermagem fico no aguardo de uma resposta de vcs

    ResponderExcluir
  2. Douglas,
    Seja bem vindo!Já estamos seguindo o seu blog.Estaremos entrando em contato via e-mail.
    Obrigada.

    ResponderExcluir