Seguidores

sábado, 13 de novembro de 2010

O comportamento das organizações, entidades e profissionais de enfermagem é algo a ser QUESTIONADO.

Sou ativista na luta pelas 30h para enfermagem e nunca vi nem o departamento nem a escola de enfermagem da UFRN fazer alguma movimentação em defesa dessa luta, e olha que fiz minha graduação em Gestão Hospitalar de 2007 à 2010,   para a capanha da candidata a reitora da SITUAÇÃO esforços sem medidas foram desprendidos, inclusive por quem se encontra fora do país. Isso muito me entristece como profissional de enfermagem que sou e pelo carinho que tenho com todos esses atores e ratifico que continuo tendo, nada mudou, exceto, ter que me posicionar diante desse fato que aconteceu recentemente, não posso ficar calada.
Foi feito manifesto em defesa da candidata a reitoria da UFRN, Profª Ângela,  por todos os professores, inclusive utilizaram a estrutura para fazer campanha pois foi enviado para o e-mail exclusivo da especialização(Processo de cuidar em saúde) , "pediram" as bolsistas para passar uma lista pedindo assinatura de apoio na sala de especialização, inclusive destacando por setores como quem sinalizava seu "domínio", isso é muito preocupante.
Ao receber tais e-mails respondi ponto a ponto e me coloquei, inclusive disse que iria fazer a divulgação com as minhas observações.
Estarei disponibilizando os e-mails tais quais foram enviados para o meu e-mail e da turma para tomarem conhecimento do fato ocorrido.( vaniaaguiarm@yahoo.com.br)
E até seria correto se essa prática fosse habitual para a luta em defesa da enfermagem.
Quem me conhece sabe que sempre me posiciono e defendo aquilo que acredito então não é de se estranhar que aqui tenha usado esse espaço para expor minha indignação não por ter opinião diferente quanto a candidatura à reitoria da UFRN e sim ao processo.

Tenho sempre dito que  quando é para o poder todos se curvam e são desprendidos para a exposição,  JÁ  para a luta fogem todos e as desculpas são as mais "convicentes" possíveis.

Li um texto escrito por um profissional de enfermagem sobre A HERANÇA QUE NOS APRISIONA que achei muito interessante. Vou verificar se posso colocar aqui nesse espaço, pois nos chama a repensar nossas práticas.

Fica a reflexão..... e o meu descontentamento.

Vânia Machado

Um comentário:

  1. A Enfermagem é uma profissão complexa e que agrega práticas de 3 categorias de trabalhadores.O ofício da nossa profissão é bastante árduo, complexo, com situações desumanas de trabalho, a divisão do trabalho é verticalizada, inobservar pontos previsto na Lei 7.498 como a participação do téc. de enfermagem no planejamento da assistência,...Precisamos passar por profundas transformações para que a enfermagem tenha avaços e se contextualise no mundo conteporâneo, um fato agravante é que não se enxerga nenhuma bandeira levantada em prol do nosso avanço. será que essa condição interessa a alguém???

    ResponderExcluir