Seguidores

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O QUE QUEREMOS SER ENQUANTO AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM? IDIOTAS OU POLÍTICOS?

Idiótes
Esta palavra provém da palavra grega "idiótes" , que os gregos utilizavam para designar todos aqueles que não participavam da vida pública na pólis ( cidade em grego). Idiota para os gregos eram todos aqueles que não se importavam com o destino da cidade, vivendo assim um solipsismo social.
Fonte: http://literar.org/text/2h75glqp-idiotes   acesso em 01.11.10 às 10:50h

Hoje, um professor da USP no programa de ana Maria Braga que não lembro o nome, disse que o IDIOTA acha que é experto e que pode viver sozinho. Idiota é o que olha para o seu próprio umbigo.
Enquanto....
POLÍTICA é tudo que interfere na comunidade. Na Grécia quem participava era chamado de político.
"Um por todos e todos por um" Essa é a lógica.

Fuçando a net...encontrei num blog que tem tudo a ver com a temática acima descrita:

a dor e a delícia de viver movido a oxalato de escitalopram
O IMPORTANTE É COMEÇAR IMEDIATAMENTE!

Muitas vezes a gente desiste antes mesmo de iniciar um novo projeto. Por medo, preguiça ou descrença. Para aliviar a culpa por nossa bundamolice, costumamos inventar mil desculpas para não seguir em frente: “Ah, vai demorar muito!” ou “Isso vai exigir de mim um esforço que não sou capaz de suportar!”.

Confesso que sou PhD em desistências. Já deixei vários projetos/sonhos pelo caminho por absoluta inércia.

Por isso, reproduzo aqui uma história edificante que pode nos fazer pensar duas vezes antes de pular fora do barco. O episódio é sobre Colbert, o grande ministro de Luís XVI.

A França estava precisando muito de barcos para enfrentar o poderio crescente da Inglaterra. Não havia faias suficientes para fazer mastros. Colbert mandou chamar os administradores florestais do rei e pediu-lhes que plantassem faias.

     - “Mas, Vossa Excelência”, responderam-lhe, “são necessários cem anos para que uma faia atinja a altura de um mastro.”

     - “Oh”, disse Colbert, “nesse caso, temos de começar imediatamente!”

Moral da história: não interessa o tempo nem o esforço necessários para uma reviravolta em nossas vidas. O importante é começar imediatamente.

Afe! Acho que estou meio Paulo Coelho hoje, não
Copiado do blog de:

sou jornalista. editor assistente da revista ffwMAG! e criei o blog O Idiota Feliz para escrever sobre o que me incomoda e o que me interessa. o resto eu ignoro.
VAMOS AVANTE!!!!
SINTEST-RN, SINDSAÚDE, SIPERN, SINSENAT

marcos guinoza















2 comentários:

  1. Oi, obrigado por reproduzir meu texto.
    E seja bem-vindo ao Idiota Feliz.
    abs.

    ResponderExcluir
  2. É hora de despertarmos e ver realmente qual o nosso papel como cidadão(ã), uma coisa é certa, aqules(as) que administram algum departamento,setores,Instituição,... muitas vezes aplica a lógica do "você é pago para trabalhar e não para pensar". Por décadas a enfermagem retrata essa triste página na história, uns poucos pensam e põe muitos apenas para trabalhar, delegam até as suas práticas para que outros exerçam, mas logo a enfermagem que fala tanto em controle social, multidisciplinaridade, "Não ao Ato médico". Devemos rever qual o nosso verdadeiro papel,e o que queremos e quanto estamos desposto a fazer para mudar essa nossa trista realidade que perdura desde 1973. Agradeço ao Sr.Marcos Guinoza pela palavra de despertamento

    ResponderExcluir