Seguidores

sábado, 23 de outubro de 2010

30h, ELEIÇÕES 2010 e a CARTA do Presidente do COFEN

A primeira carta...

De nada adianta uma CARTA dos candidatos à presidência da república se comprometendo com as 30h da enfermagem, se os profissionais não estiverem organizados. É óbvio que os dois fariam isso ou alguém ainda duvida? Eles são peritos em promessas, e de campanha então...
Infelizmente não sei o porquê que até agora a luta pels 30h tem sido de forma muito tímida, até acho que sei,  pelos nossos órgãos da enfermagem, inclusive aqui no estado.
O 13º CBCENF aqui em Natal foi um exemplo disso, sequer houve discussão e muito menos organização da categoria para a compreensão de que é preciso arregimentar o exército para A LUTA E A LUTA NAS RUAS!!!
Mas houve FESTA e MUITA FESTA e como houve. Fez lembrar Roma que anestesiava o povo para não perceber o que estava acontecendo e ficou conhecido historicamente como PÃO E CIRCO. Não podemos deixar isso acontecer com a nossa enfermagem. Queremos mudança de verdade, com avanço das lutas.
Está na hora de acordar enfermagem! É hora de sair do discurso se não vamos amargar mais um século pela frente só com promessas.

A outra carta...

E o PISO SALARIAL? Sequer foi falado na carta aos profissionais de saúde pelo presidente do COFEN, Manoel Neri. É lamentável, pois na audiência pública em Brasília inclusive foi apresentado pelo deputado para fazer um PL. Aqui, o COREN-RN chamou apenas uma reunião, da qual participei, mas ficou nisso. Será que é a luta é em conta gotas? E é porque muitos propagam de que somos mais de um milhão e trezentos mil, imagine se não fôssemos....

CONFIRA O TEROR DA CARTA (OUTUBRO/2010)


CARTA ABERTA AOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DO BRASIL

Meus colegas e minhas colegas profissionais de Enfermagem do Brasil,

Estamos em um dos momentos mais importantes para a democracia brasileira: a escolha do Presidente da República. No dia 31 de outubro de 2010, teremos a oportunidade de optarmos pela certeza das grandes mudanças implementadas pelo governo do Presidente Lula ou retornarmos ao antigo projeto do PSDB, do governo Fernando Henrique Cardoso, que não deixou saudades aos trabalhadores do Brasil. Dar sequência ao projeto de desenvolvimento do País, colocado em curso pelo Presidente Lula, é uma necessidade que deve ser aprovado por todos aqueles que desejam um País soberano, com desenvolvimento econômico e social crescente. Governo que incluiu mais de 30 milhões de brasileiros nas camadas médias da sociedade, garantindo renda mínima para aqueles que viviam abaixo da linha de pobreza, tornando-os consumidores. A política de recuperação e valorização do salário mínimo, a realização de vários concursos públicos e a melhoria dos salários dos servidores públicos, são provas inequívocas dos compromissos do governo do Presidente Lula com os trabalhadores do Brasil.

Na área de saúde muito foi feito, como a ampliação do Programa de Saúde da Família (PSF), a criação do SAMU, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), a Farmácia Popular, dentre outros programas governamentais não menos importantes. Porém, muito há por fazer. A regulamentação da Emenda Constitucional 29 e o fortalecimento do SUS são pontos importantes que constam do programa do futuro governo, que vão impactar positivamente na melhoria das ações e serviços de saúde.

A candidata Dilma Roussef vai dar continuidade ao governo do Presidente Lula e, em carta datada de 13 de outubro de 2010, dirigida aos profissionais de Enfermagem, assume o compromisso com a aprovação do PL 2295/00, que regulamenta a jornada de trabalho para os profissionais de Enfermagem em 30 horas semanais, bem como apóia a luta da Enfermagem pela visibilidade e valorização profissional.

A jornada de 30 horas para a Enfermagem já foi aprovada pelo Congresso Nacional no ano de 1995 e vetada pelo governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que tinha como um dos seus maiores colaboradores o atual candidato José Serra, ambos sucumbindo às pressões do setor privado da área de saúde. Os tucanos poderiam ter garantido esta importante conquista para a Enfermagem brasileira e não o fizeram. Preferiram assumir a posição dos empresários da saúde.

Para garantirmos a jornada de 30 horas para a Enfermagem e para o Brasil continuar avançando é preciso elegermos Dilma Roussef. Presidente, no dia 31 de outubro.

MANOEL CARLOS NERI DA SILVA
Enfermeiro, Presidente do Conselho Federal de Enfermagem
FONTE:http://www.enfermagempernambucana.net/ 
Alexandre Pedro
Técnico de Enfermagem-HUOL
Representante do quadro II e III no COREN-RN
Membro do Conselho Fiscal do SINTEST-RN
Gestor Hospitalar e pós-graduando em Processo de Cuidar em Saúde-UFRN

Marcos Aurélio
Técnico de Enfermagem -Faculdade de Odontologia
Representante do quadro II e III no COREN-RN
Fisioterapeuta e pós-graduando em Fisioterapia Respiratória
Gestor Hospitalar e pós-graduando em Processo de Cuidar em Saúde-UFRN
 
Vânia Machado
Auxiliar de Enfermagem-HUOL
Coordenadora Geral do SINTEST-RN
Membro do CONSAD
Gestora Hospitalar e pós-graduanda em Processo de Cuidar em Saúde-UFRN


2 comentários:

  1. Para que serve um contigente de 1,5 milhões de profissionais??????????????????Será que apenas para decidir uma eleição? Somos uma massa de manobra? É só no momento de eleição que vivemos a tal "Democracia"? Prezados Senhores e Senhoras colegas de profissão necessitamos urgentemente mudar o modo que alguns conduzem o Sistema COFEN/COREN's. Desde 1973 vivemos dentro desse sistema um periodo de ditadura,e ninguém que detenha o poder atentou ou adotou uma medida a altura de modificar esse quadro de não democracia, uma só classe é dominante na enfermagem, mesmo sendo minoritária, não há espaço para os mantenedores do COFEN/COREN's, vivemos uma democracia sem controle social, a maioria dos profissionais não tem voz nem vez, NÃO ENXERGAMOS encaminhamentos de pautas CONSTRUIDAS PELOS TÉC/AUX. DE ENFERMAGEM(quadro II eIII) em prol da melhoria da enfermagem, não são discutidos e/ou acatados. É desse jeito que construimos a Democracia (decidindo apenas uma eleição)? e no SISTEMA COFEN/COREN's cadê a nossa voz? NÓS sim,TÉC./AUX. DE ENFERMAGEM TEMOS CONDIÇÃO NÃO APENAS DE DECIDIR UMA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL/ESTADUAL/MUNICIPAL, SOMOS MAIORIA ABSOLUTA EM QUALQUER ESTADO E NO PAÍS. Carregamos a maior carga de trabalho no campo laboral, já no Sistema a maior carga tributária é a lei do "Uns só pensam e outros sá ADMINISTRAM" e esse é um dos maiores males na nossa profissão, o modelo da divisão do trabalho impõe muito poder e direito de decisão a poucos e muito trabalho e responsabilidades a maioria, mas a realidade pode ser outra o pensar e o executar pode ser coletivo, isso está na lei do exercício 7.498, no PNH/HUMANIZASUS, NA PRÁTICA DO CONTROLE SOCIAL,... Quanto a seu voto é livre! O que presenciamos muitas vezes é que a classe dominante do Sistema PAGO COM O DINHEIRO SUADO DOS TÉC./AUX. DE ENFERMAGEM, muitas vezes tabalhando em 2 vínculos para ter um salário menos ruim, muito embora que isso interfira negativamente na qualidade de vida dos profissionais e que muitas vezes têm contratos de trabalho precarios e sem garantia alguma, tomando posições partidarias, não vi expresso na Lei de de criação do Sistema (5.905)algo que nos nortei a tomar posições partidarias por partido A ou B. Fazer lobby em nome de 1,5 milhoes de brasileiros deve ter um peso muito forte no campo político. Conclamo a você para fortalecer o nosso movimento em prol de um poder de decisão igualitário para todos os profissionais da enfermagem, 1/3 PARA TÉCNICO ( REPRESENTAM 40% DA ENFERMAGEM), 1/3 PARA AUXILIAR ( REPRESENTAM 40% DA ENFERMAGEM), E 1/3 PARA ENFERMEIROS(AS) ( REPRESENTAM APENAS 20% DA ENFERMAGEM)EM TODO O SISTEMA COFEN/COREN's. BASTA DE DITADURA! QUEREMOS UM COSELHO QUE ATENDA AS NECESSIDADE DA ENFERMAGEM DE HOJE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ESPERO QUE LEMBREM-SE QUE TEMOS O MESMO PODER DE VOTO DENTRO DO SISTEMA

    ResponderExcluir