Seguidores

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CONSELHEIROS NÃO SÃO OUVIDOS NO COREN-RN POR MUITOS DIAS O QUE CULMINOU COM O INÍCIO DO MOVIMENTO

Os conselheiros representantes do quadro II e II (auxiliares e técnicos de enfermagem respectivamente) após várias conversas com a presidente do COREN-RN sem haver resposta, resolvem colocar no papel suas reivindicações no dia 07.07.10, e todos os componentes assinam o referido documento. Mesmo assim, de nada adiantou pois não foi pautado em nenhuma das plenárias. Até que, passado dois meses sem nenhuma resposta por parte do COREN-RN, os sindicatos(SINTEST, SINPERN, SINDSAÚDE, SINSENAT) que apoiaram a chapa da atual direção sentam à mesa com a presidente em virtude da greve e eleição dos outros sindicatos, o SINTEST-RN, através da coordenadora geral, Vânia Machado, que é auxiliar de enfermagem, no dia 06.09.10, intermedia essa solicitação com o intuito de contribuir para o avanço dentro do sistema COFEN/COREN. 
Na reunião se fizeram presentes Marcos Aurelio e Alexandre Pedro, e um outro componente conselheiro do quadro II e III que foi chamado pela presidente para participar.
Com a cópia, em mãos, do documento que havia sido enviado à presidente foi iniciado o diálogo agradecendo o espaço, em seguida interrogando o porquê de não ter dado resposta a solicitação do documento, uma vez que foi formalizado poderia também ter sido feito da mesma forma. Entretanto a presidente em todo tempo falava que não havia necessidade daquele documento, se referindo sempre a forma, o que foi refutado por Vânia Machado afirmando que sempre queremos que as coisas sejam colocadas no papel e quando é colocado não há a devida compreensão nem muito menos os encaminhamento das solicitações, e mais, é prática habitual da enfermagem colocar tudo no papel.
Como também foi sugerido que o COREN-RN deveria aproveitar a reivindicação dos conselheiros e puxar essa discussão a nível nacional pois poderia ser o primeiro na construção dessas mudanças, porém não houve interesse nenhum nesse sentido.
O que não dá pra entender tal postura. Como também que não havia necessidade do sindicato o que resta uma pergunta: para apoiar o sindicato é bem vindo para questionar não? Fica a reflexão...
Mesmo a presidente afirmando em todo tempo que era democrática não foi isso que foi demonstrado, pois se passaram DOIS MESES e sequer foi dado uma resposta.
A presidente ao final da reunião disse que seria pautado na próxima plenária(quinta-feira). Fato esse que não aconteceu o que foi preciso iniciar o movimento no 13º CBCENF nos dias 15 à 18.09.10 em Natal.
Esgotado o diálogo, prática habitual de Vânia Machado em sua entidade, nada mais correto do quê repassar as informações para a comunidade envolvida nesse processo, os auxiliares e técnicos de enfermagem.
Fizemos um movimento pacífico com distribuição de aproximadamente 9 mil folhetos durante os três dias, colocamos faixas com frazes afirmativas das nossas reivindicações(pauta do documento aima referido), o que foi retirado num espaço de quatro horas de nossa ausência, não sabemos quem foi porém o espaço do centro de convenções estava exclusivo para o evento 13º CBCENF e em nenhum momento nos foi informado que não poderia colocar faixas ali, como sempre acontece. O que se sabe é que iria chamar a tenção no momento em que o pessoal viesse pro SHOW pois teria muita gente externa ao congresso, pois se viu muita gente VENDENDO suas pulseirinhas. Como também usamos camisetas do movimento MUDANÇA NO CÓDIGO ELEITORAL JÁ! no formato de um olho(conforme fotos à direita do blog), e o uso de um megafone para propagar o movimento.

PAUTA DO DOCUMENTO:
Foram 12 pontos reivindicatórios, que pode ser conferido no link abaixo:


Vânia Machado- fazendo a luta!

MOVIMENTO DOS AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DO RN

SINTEST-RN, SINDSAÚDE, SINSENAT, SIPERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário