Seguidores

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

AUXILIARES DE ENFERMAGEM SAEM PERDENDO COM O PCCV DO MUNICÍPIO DE NATAL


PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE NATAL foi aprovado em 26.10.10 na câmara de vereadores, sem emendas, após ameaça da prefeitura.

Os auxiliares de enfermagem no plano de saúde do município de Natal(PCCV saúde) não vão ter a mesma matriz salarial dos técnicos de enfermagem, o mesmo aconteceu com o nosso plano PCCTAE das universidades federais e até hoje estamos amargando essa descrepância salarial.
No PCCV(plano de cargos, carreiras e vencimentos) só haverá melhoria para os auxiliares de enfermagem quando ocorrer o enquadramento por qualificação, dessa forma seus salários básicos nunca vão se assemelhar aos técincos  de enfermagem.
PAUTA DA GREVE
"Dos 12 pontos de reivindicação da greve  a prefeita Micarla de Souza(PV) só negociou 7 pontos", disse Sônia Godeiro do SINDSAÚDE-RN em assembléia hoje da categoria.
O valor da tabela será pago em 3 parcelas:
Nov/2010     (30%)
Jan/2011      (35%)
Março/2011 (35%)

ENQUADRAMENTO
  • Até março/2011 se dará por tempo de serviço
  • Em abril/2011 será por qualificação profissional
O enquadramento por tempo de serviço, se dará um intervalo de  8 em 8 anos;
·         Até 8 anos de serviço terá uma nomenclatura
·         De 9 até 16 anos de serviço
·         Entre 17 e 24 anos de serviço
·         Acima de 24 anos de serviço 

INSALUBRIDADE
A insalubridade sofreu alterações, antes era 20% do salário mínimo, a agora será  20% do menor salário do plano geral da prefeitura do Natal(GASG 1= 532,00), segundo Soraya Godeiro do SINSENAT.
A enfermagem que trabalha no PSF vai receber o valor da tabela completo, já quem não o é, perceberá 75%. (iremos nos certificar o que de fato significa). Esse fato dar-se-á em virtude do argumento por parte da prefeitura de Natal de que a tabela foi construida para a carga horária de 40h.
DIAS PARADOS
O secretário Calazans disse que tem que haver desconto dos dias parados em 25% dos proventos dos servidores que fizeram greve. O SINDSAÚDE amanhã, dia 28.10.10 terá a confirmação se houve o desconto dos médicos quando de sua greve.
O questionamento da categoria, como um todo, é saber se também foi descontado dos profissionais médicos, mesmo assim, todos são unânimes em discordar com essa atitude antidemocrática e autoritária por parte da prefeita Micarla de Souza(Natal).

Em 29.10.10, VEJAM!!
 Aos companheiros e companheiras de luta!
O SINSENAT e demais Entidades que defendem a LUTA UNIFICADA dos servidores da saúde, conquistaram o ABONO DE 100% DOS DIAS PARADOS. O desconto chegou a ser implantado no contracheque de mais de 400 servidores no mês de outubro.
Logo após a votação do PCCs compareceremos em várias sessões da Câmara Municipal. Os Vereadores formaram uma Comissão e solicitaram o Abono de 100% dos dias parados junto à Prefeita de Natal. Na última sexta-feira foi anunciado o abono de todas as faltas.
Fomos firmes nesse processo, exigindo ISONOMIA de tratamento dado aos médicos. Mais de 400 profissionais de saúde tiveram o contracheque quase zerado.
Presidente do SINSENAT, Soraya Godeiro
A LUTA DOS SINDICATOS
O que houve de avanço dessa greve foi fruto do empenho dos sindicatos que representam a categoria dos servidores públicos(do plano geral) e da saúde na cidade de Natal, o SINSENAT e o SINDSAÚDE, infelizmente nesses sindicatos não temos enfermeiros, exceto, a enfermeira Simone Dutra que sempre foi incansável.
Ontém na câmara de vereadores presenciei um diálogo entre Soraya Godeiro com dois componentes da comissão provisória do sindicato dos enfermeiros, quando ela disse que sempre convidou enfermeiras(os) para comporem chapa do SINSENAT no entanto nunca foi aceito.
O que é de estranhar, é que reabriram o sindicato dos enfermeiros a revelia dos outros sindicatos e alguns dos argumentos utilizados é que não se sentiam representados. Seria bom uma reflexão por parte desses profissionais, pois há uma pergunta que não quer calar: Lutar ou demarcar espaço?
Hoje no plenário da assembléia do SINDSAÚDE havia um número irrisório de enfermeiros, já os auxiliares e técnicos de enfermagem havia uma presença maciça na LUTA não é de se estranhar tendo em vista serem maioria de inscritos no sistema COFEN/COREN.
Essa também é uma realidade do SINTEST-RN da UFRN, em toda nossa história apenas uma única enfermeira fez parte da direção, no entanto nunca teve apoio direto de sua categoria, já dos auxiliares e técnicos de enfermagem, o cenário se mostra diferente, pois sempre se dispuseram a contribuir.

Vânia Machado



Nenhum comentário:

Postar um comentário