Seguidores

sábado, 23 de outubro de 2010

DEMOCRACIA NO SISTEMA COFEN/COREN- SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO!


Em pleno século XXI, pós estado de ditadura. ainda é perceptível atitudes e leis que demonstram claramente que a DITADURA ainda está muito presente.
Basta conferir a Lei vigente do sistema COFEN/COREN que privilegia pequenos grupos em detrimento da maioria. Como se não bastasse, o que não está na lei cria-se resoluções a revelia da mesma, de forma que os interesses de uns sejam preservados em detrimentos de outros, mesmo que estes representem um percentual significativo tanto numericamente quanto financeiramente.
Faz lembrar os governos em todas as esferas, a lei serve quando interessa ao mesmos, quando é interessante para os trabalhadores a lei é descumprida.
Ou não está sendo assim nos nossos conselhos?
DEMOCRACIA é muito além do que um período pós ditadura, é a liberdade de expressão, o exercício da cidadania e muito mais. No entanto, quem se contrapôe ao que está preconizado segundo os interesses dos usuários do poder logo vem algo na tentativa de cessear, intimidar, ou até mesmo prejudicar, tudo isso como forma de CALAR, não apenas quem se posiciona, como também de sinalizar para os possíveis "revoltados de carteirinha". Isso não nos faz lembrar o período da ditadura? Na ditadura muitos foram acusados de revoltados, agitadores, torturados fisicamente e até mortos. Hoje em plena "democracia" o que mudou? Será que não foi apenas o conceito e não as formas? Basta ver o ASSÉDIO MORAL que permeia no seio da nossa própria ENFERMAGEM, e sequer é discutido quanto mais combatido veementemente. Se não fora elementos externos como sindicatos que deem respostas os profissionais de enfermagem, em especial ao nível médio, estaríamos perdidos. A exemplo do SINTEST-RN que foi o primeiro a construir uma CARTILHA SOBRE ASSÉDIO MORAL e tem sido muito combativo no seio da UFRN.
Alexandre Pedro
Técnico de Enfermagem-HUOL
Representante do quadro II e III no COREN-RN
Membro do Conselho Fiscal do SINTEST-RN
Gestor Hospitalar e pós-graduando em Processo de Cuidar em Saúde-UFRN

Marcos Aurélio
Técnico de Enfermagem -Faculdade de Odontologia
Representante do quadro II e III no COREN-RN
Fisioterapeuta e pós-graduando em Fisioterapia Respiratória
Gestor Hospitalar e pós-graduando em Processo de Cuidar em Saúde-UFRN
 
Vânia Machado
Auxiliar de Enfermagem-HUOL
Coordenadora Geral do SINTEST-RN
Membro do CONSAD
Gestora Hospitalar e pós-graduanda em Processo de Cuidar em Saúde-UFRN

Um comentário:

  1. "ambos sucumbindo às pressões do setor privado da área de saúde. (...)poderiam ter garantido esta importante conquista para a Enfermagem brasileira e não o fizeram. Preferiram assumir a posição dos empresários da saúde." ATÉ PARECE QUE ESTÃO FAZENDO DIFERENTE. Quanto a meu voto, NÃO VENDO,NÃO TROCO, NÃO FAÇO NEGOCIATAS NEM BARGANHAS COM INTERESSES MESQUINHOS, EU É QUEM SEI COMO ADMINISTRÁ-LO. Adormecerão a CAMPANHA DAS 30 HORAS DURANTE TODA A CAMPANHA SÓ SE FALAVA "ENVIE E-MAIL!!!" "ENVIE E-MAIL!!!" "ENVIE E-MAIL!!!" "ENVIE E-MAIL!!!" só que os deputados estavam nos seus Estados fazendo campanha eleitoral e não em Brasília, esse é o famoso "finge que faz, mas não faz nada" A APROVAÇÃO DAS 30 HORAS ESTAVA ENTERRADA, mas agora é hora de usar essa "carta da manga" então ressuscitaram-a, isso foi mais uma vez devido a interesses de alguns inclusive mais uma vez do setor dos donos de hospitais. Enquanto não se mudar o sistema veremos esses mandos e demandospor aqui!!!

    ResponderExcluir