Seguidores

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A lógica (?) das chamadas Entidades Representantes da Enfermagem


A Associação Brasileira de Enfermagem ABEn - fundada em 1926, sob a denominação Associação Nacional de Enfermeiras Brasileiras Diplomadas é uma Associação de caráter cultural, científico e político com personalidade jurídica de direito privado e que congrega Enfermeiro(a) obstetriz, técnico(a) de enfermagem, auxiliares de enfermagem e estudantes de cursos de graduação e de educação  profissional habilitação técnico de enfermagem que a ela se associam, individual e livremente, para fins não econômicos.
 Conforme a Lei de criação dos Conselhos de Enfermagem (5.905/1973) no seu artigo 21 o Ministério do Trabalho e Previdência Social compôs o primeiro COFEN com lista tríplice indicada pela ABEn (significa que o mais votado poderá não ser o que irá assumir a exemplo do que existe hoje para reitor nas universidades federais) .
O regimento da nossa ABEn no seu no Art.12 prevê  que sua composição constitui-se de três categorias:
I - Associados Efetivos: enfermeiro (a) e obstetriz;
II - Associados Especiais técnicos (as) de enfermagem e auxiliares de enfermagem;
III- Associados Temporários: estudantes de graduação e de educação profissional na habilitação de Técnico de Enfermagem.
Aos Associados Efetivos enfermeiro (a) e obstetriz) são garantidos os direitos exclusivos de votar e ser votado. Essa prática é reproduzida NO COFEN, já nos COREN’S temos uma pequena representatividade dos Aux/Tec. de Enfermagem, ou seja, na prática os (as) Enfermeiros (as) dominam todo os espaços de política e decisão da Enfermagem,  já Aux/Tec. de Enfermagem são excluídos de votar e ser votado restando-lhes apenas CUSTEAR.
A enfermagem é um universo muito além de uma só categoria, quanto ao pensar e o executar segue-se a prática em todos os espaços, inclusive no campo de trabalho. Mas que lógica é essa que poucos têm o privilégio de pensar? Combate-se o Ato Médico e detém-se todo o poder de decisão a uma única e exclusiva classe em detrimento das outras que compõem a profissão de enfermagem. Em que tempo está a nossa Enfermagem? Será que estacionou em 1973 na ditadura? Onde está a evolução?
Infelizmente, estamos há anos luz de vivermos num espaço democrático. Enquanto o atual modelo de pensar/agir não passar por profundas transformações a democracia continuará no discurso e não será efetivada.
A atual gestão COREN-RN (2008-2011) já manifestou o desejo de construir uma nova sede no terreno da ABEN/RN, só não foi concretizado por motivo de impedimento da Lei, mas, tudo isso com o dinheiro dos Aux/Téc de enfermagem (83%). Um novo terreno esta sendo comprado, no bairro de Mirassol (por traz da arvore de Natal).
O local de instalação da nova sede não foi discutido com a categoria de enfermagem, pensamos que deveria ser, pois, a maioria dos profissionais de enfermagem dependem exclusivamente dos transportes públicos, e, além do mais está localizada muito distante da rede hospitalar desta capital.
Isso não é democracia é imposição. Devemos reivindicar, ao COREN, uma consulta para saber se de fato este local condiz com o desejo dos profissionais de enfermagem, tendo em vista a grande distância da rede hospitalar de Natal.
Conclamamos a toda categoria de enfermagem para juntos construirmos uma  Enfermagem que dê resposta as nossas necessidades e que possa acompanhar a dinâmica do século vigente. 
DEMOCRACIA JÁ!!!!

INTEGRANTES e SINDICATOS APOIADORES DO MOVIMENTO DOS AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DO RN. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário